SEMINÁRIO GESTOR UM DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

postado em: Consultoria | 0

             Nos dias 26 e 27 de novembro aconteceu o Primeiro Seminário Gestor Um de Previdência Complementar. Realizado de forma virtual e gratuita, contou com a presença de importantes palestrantes e grande participação do público em geral.

                No primeiro dia o Seminário foi aberto com a apresentação do Auditor da SPREV Sérgio Werlang que fez um importante apanhado histórico e legal a respeito do tema, pontuando as mudanças constitucionais e enfatizando a obrigação da implantação do Regime de Previdência Complementar – RPC nos Entes. Após, a Consultora Jurídica da Gestor Um, advogada Rosana Seger, apresentou o que deve ser observado, na prática, para implantar o RPC, construindo um roteiro de formatação e mudanças legais, que foi disponibilizado a todos os participantes.

                Em seguida, a Atuária da Gestor Um Michele Dall’Agnol falou das características dos Planos de Contribuição Definida, de como funciona o plano de custeio, dando exemplos de acumulação de Reserva de Poupança e falando de características técnicas desta Previdência. Na continuação, o Atuário Joel Fraga apresentou o que deve ser observado para os servidores terem direito aos benefícios do RPC e, também, das questões tributárias a serem observadas antes, durante e depois da permanência no novo regime de previdência. Encerrando o primeiro dia, o Consultor de Investimentos da Gestor Um Sérgio Stifelmann apresentou o painel sobre os investimentos dos RPC, suas características e diferenças dos RPPS. Na sua fala ficou evidenciada a preocupação que se deve ter em escolher a Entidade que irá gerir o plano, pois os investimentos das reservas matemáticas devem dar bom retorno com a segurança compatível.

                O segundo dia começou com a importante participação das entidades representativas. Primeiramente a Dra. Elisângela Hesse, Assessora Jurídica da FAMURS, tratou novamente da fundamentação legal no sentido de demonstrar a importante tarefa que os Gestores Públicos terão pela frente, especialmente no primeiro ano do novo mandato de prefeitos. Na sequência falou o Sr. Alderi Zanatta, presidente da AGIP, que trouxe importante olhar do servidor público ao tema, com elementos importantes que estão sendo debatidos, tanto no âmbito da Associação, como no CONAPREV e SRPPS.

                Finalizando o seminário, três importantes instituições tiveram a oportunidade de fazer suas apresentações institucionais e, também, de seus produtos voltados ao RPC. Danielle Silva, Diretora-Presidente do RS-PREV, fundo de pensão dos servidores estaduais, falou do nascimento da instituição e sua evolução até o momento e apresentou o RS-MUNICÍPIOS, que é o plano voltado a atender os Municípios que não tiverem condições de instituir a sua própria Entidade Fechada de Previdência Complementar. A Fundação BANRISUL, representada pelo seu diretor administrativo, Sr. Sérgio Scarpato, seguiu na mesma linha, apresentando a Instituição e o Plano de Previdência Complementar disponível aos Municípios, destacando a experiência de mais de 40 anos na gestão da Previdência Complementar. Por fim, os senhores Otávio Freitas e Ugo Garcia apresentaram a BB Previdência e o Plano BBPrev Brasil, constituído para atender os Entes que queiram terceirizar a o plano do RPC. Destacaram o grande volume de recursos que a BB Previdência possui sob sua gestão.

               A Gestor Um aproveita para agradecer profundamente aos participantes do evento e, também, aos representantes das entidades que prestigiaram com seus palestrantes e expertises, fazendo com que o Seminário fosse um sucesso absoluto.

Equipe Gestor Um

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.