NOTÍCIAS

RELATÓRIO DE ANÁLISE DAS HIPÓTESES ATUARIAIS: QUANDO FAZER?

O que é?

   A Portaria MF nº 464/2018 trouxe a obrigatoriedade da criação do Relatório de Análise das Hipóteses para comprovação de sua adequação às características da massa de beneficiários do regime. A definição dos parâmetros a serem utilizados estão estabelecidos nos artigos 15 a 19 da Portaria MF nº 464/2018 e por meio da Instrução Normativa n° 9/2018.

   O atuário é o responsável pela elaboração do relatório e deverá descrever e atestar quais hipóteses foram alteradas ou mantidas em decorrência do estudo de aderência, tendo como parâmetros mínimos:

  1. Probabilidades de ocorrência de morte e invalidez

   A tábua de mortalidade determina o período que cada servidor irá viver. Com base nos dados cadastrais é possível, pelo cálculo atuarial, estimar com a idade de aposentadoria a reserva matemática, o tempo que ainda irá contribuir e, com a tábua de mortalidade, calcular o ano provável morte, mensurando-se assim a despesa na data focal do cálculo.

   O estudo tem como objetivo verificar se a tábua utilizada está de acordo com a realidade do RPPS, confrontando os falecimentos ocorridos e os observados em cada tábua de mortalidade e, uma tábua que não reflete a real situação, pode estimar menos expectativa de vida do que o servidor de fato sobreviverá, resultando em passivos atuariais menores, mas com consequências futuras como ajustes do plano de custeio.

  1. Crescimento real das remunerações

   A taxa de crescimento real salarial calcula a projeção com que os salários irão crescer ao longo da vida laboral, sendo fundamental no alcance de uma avaliação atuarial consistente. Tem por fundamento a análise da estrutura funcional e remuneratória dos segurados ativos do RPPS prevista na legislação do ente federativo, bem como de sua evolução, considerando as informações relativas às medidas e políticas de gestão de pessoal por ele implementadas.

   O estudo visa verificar se a taxa real de crescimento salarial está de acordo com a estrutura funcional no município. A escolha de premissas não aderentes pode vir a causar custeios impróprios, gerando uma superestimação dessa premissa, causando um aumento nos valores atuais dos benefícios futuros ou, por outro lado, uma subestimação, causando uma desvalorização.

  1.  Taxa atuarial de juros

   É o retorno esperado sobre os ativos garantidores dos compromissos do RPPS, no horizonte de longo prazo, que garanta o equilíbrio financeiro e atuarial do plano de benefícios.

   O estudo deverá contemplar a convergência entre a hipótese de taxa de juros e as rentabilidades obtidas nos investimentos dos recursos garantidores do plano de benefícios do RPPS, bem como em relação à taxa de rentabilidade projetada, no longo prazo, para a aplicação desses recursos.

   A taxa de juros se caracteriza como a principal premissa financeira devido ao seu impacto, positivo ou negativo, no passivo atuarial de um RPPS. Quanto maior for a expectativa da taxa de juros a ser alcançada, menor será o passivo atuarial e, por consequência, uma diminuição no déficit atuarial, pois há dessa forma, a presunção de maior retorno nas aplicações dos recursos do plano.

Quando fazer?

   O Relatório de Análise das Hipóteses deverá ser elaborado, no mínimo, a cada 4 anos e ser encaminhado à Secretaria de Previdência (SPREV) por meio do Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (CADPREV-Web) na forma de documento digitalizado, até 31 de julho do exercício posterior ao da data focal da avaliação atuarial, conforme perfil atuarial:

  Diante disso, há a necessidade de ser realizado o estudo com o objetivo de verificar a saúde do ente federado e, caso seja necessário, fazer as mudanças para que não haja insuficiências financeiras e o município consiga cumprir as obrigações futuras.  As recomendações para alteração das premissas e hipóteses constantes do Relatório de Análise das Hipóteses devem ser objeto de contínuo acompanhamento pela unidade gestora do RPPS e pelos conselhos deliberativo e fiscal.

   A elaboração deste relatório é um serviço que a Gestor Um Consultoria Atuarial oferece aos RPPS.  

   Quer saber mais sobre esse relatório? Entre em contato conosco pelo [email protected].

 Para conferir o perfil atuarial do seu RPPS acesse: https://www.gov.br/previdencia/pt-br/assuntos/previdencia-no-servico-publico/indicador-de-situacao-previdenciaria e baixe a planilha do Indicador de Situação Previdenciária – ISP.